O lago Tanganika, localizado no Grande Vale do Rift, é o segundo maior lago africano e também o mais longo do mundo com aproximadamente 673km de extensão e 32.900km ² de área.
Quatro nações compartilham as águas do Tanganika. Sendo elas Tanzânia, República do Congo, Burundi e Zâmbia. O lago é uma importante fonte de renda e alimento para essas nações, portanto foram feitos acordos de conservação e limpeza do lago (veremos quando os esgotos deixarão de desbocar nos lagos e oceanos) e algumas reservas de protação ambiental foram criadas em suas margens: Reserva da Natureza de Rusizi (Burundi), Parque Nacional de Gombe Stream (Tanzânia), Parque Nacional de Nsumbu (Zâmbia), entre outros...
Este lago é famoso por abrigar centenas de espécies de ciclídeos africanos, em sua maioria endêmicos, ou seja, só existem por lá e em nossos aquários é claro... ;)
Devido ao alto índice de evaporação e grande quantidade de minerais dissolvidos na água o seu Ph é muito elevado, podendo variar entre 8,5 a 9,5 e a dureza podendo chegar a 25.
Seguem abaixo algumas fotos dos ciclídeos mais comuns encontrados em nossos aquários no Brasil:
Cyphotilapia frontosa
Altolamprologus calvus 'Black'
Cyprichromis leptossoma 'Kitumba'
Julidochromis marlieri
Lamprologus ocellatus 'Gold'
Neolamprologus Brichardi
Neolamprologus leleupi
Neolamprologus multifasciatus
Ophthalmotilapia ventralis
Tropheus duboise
Essas fotos ilustram umas poucas espécies existentes no lago. E apenas algumas espécies estão disponíveis no Brasil. Acredito também que existam espécies ainda não catalogadas.
Aos poucos irei adicionando fichas individuais dos peixes encontrados no Brasil...
Abraços,
0 comentários:
Postar um comentário